02 julho 2014
                                  
                        Autora: Rainbow Rowell  Editora: Novo Século Nota: ★★★★

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo. "

O livro "Eleanor & Park" nos apresenta a história de dois adolescentes: Park um menino mestiço (sua mãe é coreana), apaixonado por quadrinhos, e com um gosto musical perfeito; e Eleanor uma menina ruiva, com um estilo chamativo, cheia de problemas familiares, e que agora está estudando na mesma escola de Park, morando no mesmo bairro e indo pra escola no mesmo ônibus. A vida deles ainda não se cruzaram o bastante, até que Eleanor entra no ônibus e as conversas começam sobre a novata ruiva da escola, e adivinha onde ela terá que se sentar, sim, dividindo o banco com o encantador Park. Por ai começa uma provável amizade.
Ela lê os gibis dele de canto de olho, ele presta atenção nela durante as aulas que têm juntos, ele começa a virar o gibi pra ela poder ler e até empresta algumas edições, ela lê tudo durante a noite só pensando que no dia seguindo ele trará mais. Até que um dia em que a amizade começa virar algo bem maior com um simples ato, eles deram as mãos, e nada mais importava. Ele estava disposto a tudo por ela, e ela disposta a sofrer com os riscos da decisão dele.

Esse livro desperta a vontade de ser adolescente nos anos 80. Com tantas citações de músicas, livros e os gibis, que se tornam um pano de fundo pra história romântica desse casal. O que achei mais marcante nesse livro é a forma que mostram o sentimentos dos personagens, as dificuldades de entender o que sentem, principalmente no lado de Park, que apedar de ser um garoto bonito e carismático, o que pra muitos quer dizer que ele tem a menina que quer, se sente estranho e confuso quando vê que realmente esta gostando de uma menina. A forma que Eleanor lida também é complicada, ela não se permite sentir muito as emoções, e ainda tem que lidar com os problemas na casa dela.

Tem partes em que você se envolve tanto que começa a ficar apaixonado pelo jeito do casal, e aflito com os problemas em que eles tem que passar juntos, no caso de Eleanor ela sofre muitas piadinhas na escola, e isso me chateou bastante. Sinceramente não vi anda nesse livro que não me agradasse, a escrita é super simples pra se ler, a capa é linda e a história muito mais. Por isso as 5 estrelas muito merecidas. Recomendo super essa leitura, que é um romance lindo, e que deixa algumas lições sobre superação com problemas familiares e que se pode achar um amor independente de sua aparência, seu jeito. 

Então essa foi minha resenha, de novo recomendo muito lerem esse livro que pelo que soube vai virar filme. Até a próxima resenha pessoal, se cuidem !

2 comentários:

  1. Morro de vontade de ler essa livro, tá na minha lista de desejados faz um tempão!
    Ah, ótima resenha!
    Beijos,
    http://itsmeflavia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nossos Favoritos

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Galerinha do Blog

Tradutor