20 junho 2014
                                  Autor: John Green  Editora: Intrínseca Nota: ★★★★

    Sinopse: " O adolescente Quentin Jacobsen tem uma paixão platônica pela magnífica vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman. Até que em um cinco de maio que poderia ter sido outro dia qualquer, ela invade sua vida pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola e então descobre que o paradeiro da sempre enigmática Margo tornou-se um mistério. No entanto, ele logo encontra pistas e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava conhecer."

    O livro "Cidades de Papel" nós apresenta o personagem Quentin que é bem estudioso, tem um grupo pequeno de amigos e não é o tipo de pessoa que reparam muito. Ele, bem antes de estar no último ano em uma escola divida em grupos, foi grande amigo de infância da vizinha Margo e passaram por experiências bem intensas quando eram crianças. Eles cresceram, agora Margo é uma das meninas mais populares da escola e ele é só mais um nerd (como na maioria dos livros de J. Green). Até que em uma noite Margo bate na janela de Q chamando-o pra uma grande aventura, e como recusar passar a noite ao lado da menina mais cobiçada do colégio. Ela mostra pra ele um mundo que ele jamis conheceria, mostra outra face da Margo Roth Spiegelman, se aventuram e arrumam muitas confusões pela madrugada. A noite acaba, Q volta pra sua vida, vida de aula na manhã seguindo. Ele fica todo esperançoso em relação a Margo e como seria de agora em diante sua relação (platônica) com ela.

Mas Margo desapareceu, seu paradeiro é um mistério e ninguém faz ideia de onde a menina pode estar. Já que fugiu de casa ouras vezes sempre deixando pistas pra acharem ela e sempre retornando levaram esse ato de Margo como uma brincadeira, mas se ela não voltar?
    
    A partir daí Q entra em um jogo pra acha-la, com pistas que ela mesmo deixou pra ele, ainda mais depois de uma noite perfeita ao lado do seu amor platônico perfeito, e começa a buscar por ela. Mas Margo por ter sua paixão por mistérios acaba se tornando um muito maior do que se esperava. E durante o livro vai se desvendando o que ela sentia, e pensava pelas pistas. E vai se conhecendo mais o Q e seus amigos, tirando todos aqueles rótulos que o ambiente escolar nos impõe. No livro também mostra muito como é viver em um mundo fútil em que você tem que fazer uma faculdade pra ser alguém, ou ter que ser a pessoa mais bonita da escola pra ser notado, e vai destrinchando alguns conceitos que temos na vida. 

   O lado negativo (o motivo de uma estrela menos) é por ter partes em que fiquei um pouco entendiada durante a leitura, porque as coisas estavam demorando a acontecer e eu queria que as coisas andassem e não saia do mesmo lugar. Mas logo que o ritmo voltou ao normal, li o resto do livro em horas. O que mais gostei foram as referências a escritores como o Walt Whitman, cantores como Bob Dylan. Em geral é um livro muito bom, com personagens fáceis de se identificar ( e se apegar). Agora nas férias é uma ótima escolha de livro, bem fácil de ler (aliás tem muitas gírias e palavrões) e que vai te divertir muito, além de ser um belo romance.  Então fica a dica de Cidades de Papel, até a próxima resenha galera, beijos!
    

2 comentários:

Nossos Favoritos

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Galerinha do Blog

Tradutor