31 dezembro 2013
 Autor(a): John Green Editora: Intrínseca Nota: ★★★★☆

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante – o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.”

Acredito que eu esteja um pouco atrasada em relação ao livro. Confesso que já não aguentava mais ouvir falar de quão emocionante e fascinante a história era. Bem, vamos entender do que se trata.
O livro conta a história da Hazel, uma menina de 16 anos que sofre de um câncer terminal, o que não faz com que ela se sinta exatamente infeliz. Podemos perceber que ela já aceitou o fato de que não tem muito tempo de vida, apesar de se mostrar culpada pelo sofrimento que causará aos seus pais. 

A vida de Hazel sofre uma mudança quando ela conhece o Augustus no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Gus, como é chamado, tem 17 anos e é ex-jogador de basquete. Ele sofre de osteossarcoma e, por esse motivo, teve uma de suas pernas amputada. Eles acabam se apaixonando um pelo outro e acabam embarcando numa viagem – justamente com a mãe da Hazel – para Amsterdã com o objetivo de encontrar o escritor do livro favorito de Hazel.


O motivo para essa busca seria um fato que eu, particularmente, achei bastante interessante: o livro é terminado de uma forma inesperada, no meio de uma frase. Isso deixou Hazel e Gus (que leu o livro por causa da indicação dela) bastante curiosos com o que aconteceria com alguns personagens da história. Alguns imprevistos decepcionantes acontecem na viagem mas, mesmo assim, o casal acaba se divertindo bastante, mas são surpreendidos por uma triste reviravolta.

 

O livro não é nem um pouco exagerado, é uma história até comum. Ele faz questão de deixar claro que a vida das pessoas com câncer não é só a doença. Apesar de achar o livro envolvente, acredito que as coisas entre o Gus e a Hazel aconteceram um pouco rápido demais e eu gosto quando o romance se desenvolve mais lentamente, com mais detalhes. Só eu achei isso? Mas é claro que isso não é um problema para todo mundo, várias pessoas acham isso uma coisa boa... 

Enfim, achei a proposta bacana e o desenvolver da história, apesar de rápido, bastante envolvente com uma reviravolta interessante. Por fim, o livro não me decepcionou mas também não me surpreendeu, foi do jeito que eu esperava. Ainda assim, uma ótima história que eu recomendo.

35 comentários:

  1. Sou super fã de A Culpa é das Estrelas. Adorei a mensagem que o John Green quis passar nesse livro. Eu via tanta gente elogiando que até fiquei com medo de ler, contudo, assim como você, não me decepcionei.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é uma mensagem para levar pra vida, não é?

      Beijos.

      Excluir
  2. Excelente resenha, até para mim, que não leu esse livro.
    E sim, ainda hoje escuto muita gente falar sobre, gente que ficou apaixonado com a história e com os personagens.
    Colocarei na fila pra ler, com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Livro tão perfeito quanto A Culpa é das Estrelas, é dificil. Tenho que confessar que é um dos meus favoritos. Gosto dos livros do John Green, porque todos eles trazem alguma coisa pra gente, sempre tem uma lição a ser aprendida sobre a vida. E com A Culpa é das Estrelas, não podia ser diferente.

    Gostei da sua resenha Flávia. Você escreveu tanto sobre a história do livro quanto sobre a sua opinião sobre ele. Parabéns!

    Beijoos,
    Camila Solli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom quando o livro te passa uma mensagem bacana :) Obrigada pelo seu comentário, é sempre bom ler coisas assim!

      Beijos.

      Excluir
  4. concordo, acredito que as coisas andaram rápidas de mais entre os dois. mas isso não atrapalha nem um pouco o livro... bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito desse livro, é um dos meus favoritos. Tem gente acha que é o melhor livro que já leu no mundo, embora eu tenha gostado muito do livro, não foi o melhor que eu li na minha vida. Adorei sua resenha, simples, porém tem conteúdo
    Livros E Nutella

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  7. quero mto ler esse livro, todo mundo fala bem dele rsrs
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Coloquei na minha lista de leituras do ano depois de literalmente TODO MUNDO elogiá-lo. Conferi o "Teorema Katherine", também de John Green e achei um bom autor - apesar de que, diferente do que você achou de "A Culpa...", achei que em "Teorema..." ele se estendeu demais.
    Espero gostar do livro!

    Bjs,

    Renata
    www.mardemarmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata!
      Eu espero muito que você goste, me conta o que achou depois.
      Beijos

      Excluir
  9. Eu tenho uma vontade de ler algum livro do John Green, mas me falta vontade, principalmente por ser romance e ser meio dramático e depressivo, não gosto muito de livros assim, mas quem sabe eu não arrisque algum dia né? hahaha
    Viu, te indiquei para um selinho lá no meu blog, se der participe: http://booksmanybooks.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html
    Beijo e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então você vai gostar de O Teorema Katherine. Eu achei ele divertido e aventureiro, nem um pouco dramático haha.
      E obrigada pelo selo, vou participar assim que tiver um tempinho sobrando.
      Beijos e Feliz Ano Novo pra você também!

      Excluir
  10. Ainda não li A Culpa é das Estrelas, mas devo confessar que também não aguento mais de curiosidade por ouvir falar tão bem. De John Green, só li "Quem é Você, Alasca?", gostei bastante e pretendo ler os demais títulos do autor.
    Gostei da sua resenha!
    Beijos e Feliz Ano Novo!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie...
    Tudo bom?
    Não se sinta atrasada... Eu também não li até hoje A Culpa é das Estrelas, e PIOR, não li nenhum do autor... :( Gostei muito da sua resenha... Parabéns...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos
    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, só aumentou minha vontade de ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar desse livro e esta incluído nas leituras para 2014...
    Estou começando se puder passar lá e seguir vou adorar retribuir!
    bjs

    http://coisasuteisoufuteis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois me conta o que achou!
      Estou seguindo sim Carla, beijos.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Yay Flávia :) Já li a culpa é das estrelas também, gostei bastante, inclusive também achei intrigante e bacana o livro favorito da hazel acabar "do nada". Sua resenha está bem bacana.
    Com carinho, Jooy Constantino.
    http://devaneioazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante da parte do autor, né? Mas bem decepcionante também haha. Obrigada, beijos.

      Excluir
  16. Ah, adorei a resenha *-*
    To doida pra ler ele, assim como todos os outros do John Green.

    ResponderExcluir
  17. Caraca, todos já leram e eu irei começar. Me deram boas críticas sobre o livro, só me falta tempo o//

    http://umgoledeutopia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ei, Flávia! Tudo bem? Eu estou bastante empolgada para ler esse livro (acho que sou uma das pouquíssimas pessoas que está super atrasada com essa leitura, né? hehe) e até fiquei surpresa com a sua resenha. Nada de "ai meu Deus, melhor livro do ano, perfeito, coisa e tal!', mas ainda continua sendo um livro legal. Já não sei muito bem o que esperar da história, mas como eu gosto demais do John Green, é impossível não ficar com grandes expectativas! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes expectativas são sempre perigosas, né? Mas, como eu disse, eu li desse jeito, ouvindo gente falar que é perfeito. Perfeito não é, mas não me decepcionou.
      Leia sim e depois me conta o que achou, haha
      Beijos

      Excluir

Nossos Favoritos

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Galerinha do Blog

Tradutor