24 janeiro 2014
Antes da resenha de hoje eu gostaria de dar um aviso:  nós estamos procurando por um colaborador(a) para postar resenhas no blog 2 vezes por mês. Interessados favor mandar um e-mail para monomaniacas@live.com com o assunto: "novo colaborador (a)". O e-mail deve conter o seu nome, e-mail, link do twitter e/ou facebook, link do skoob e uma resenha contendo uma imagem do livro.

Então, vamos para a resenha.

  Autor(a): John Green   Editora: Intrínseca   Nota: ★★★★★
Sinopse: "Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera."
Bom, o livro conta a história do Colin Singleton que foi uma criança prodígio, sonha em ser um gênio e tem um certo probleminha com garotas de nome Katherine. É que ele já namorou 19 delas e todas elas terminaram com ele.

Quando a última Katherine (a número 19) termina com ele, Colin parte numa viagem com Hassan (seu melhor amigo) para o Tennessee no Rabecão de Satã (isso é um carro, viu gente? k). Mas essa viagem nem de longe desvia Colin do seu verdadeiro objetivo: elaborar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines. Bom, pelo menos até o momento em que ele conhece Lindsey.


Eu achei o Colin um cara super nerd bem legal, principalmente pelo seu interesse pela matemática, mas ele é (eu achei) meio louquinho, com toda essa ideia de criar um teorema com o propósito de antever quem  vai terminar com quem em qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam (como assim gente). E também tem o Hassan que é um personagem que agrega muito na história, já que ele é SUPER engraçado e sem ele essa viagem não teria acontecido.

O livro é cheio de fatores matemáticos, o que deixou a narrativa um pouco cansativa no começo, mas depois ela dá uma engrenada e fica bem divertida. E para quem quer saber mais ou para quem não entendeu muito bem as partes matemáticas, ainda tem o apêndice, que explica detalhadamente como o Teorema Fundamental de Previsibilidade das Katherines funcionaria.

Esse foi o primeiro do John Green que eu li, mas não gostei tanto dele quanto de Quem é você, Alasca?. Acho que eu prefiro livros mais dramáticos do que os alegres e divertidos, como O Teorema Katherine, que é um livro bastante leve.
"Quando se trata de garotas (e, no caso de Colin, quase sempre se tratava), todo mundo tem seu tipo. O de Colin Singleton não é físico, mas linguístico: ele gosta de Katherines. E não de Katies, nem Kats, nem Kitties, nem - Deus o livre - Catherines. K-A-T-H-E-R-I-N-E. Já teve dezenove namoradas. Todas chamadas Katherine. E todas elas - cada uma, individualmente falando - terminaram com ele."
Enfim, a resenha ficou curta porque, sendo um livro simples, não tem muito o que falar. Eu recomendo ele pra todo mundo, tanto por ser um livro leve quanto por ser do John Green (hehe). E é isso até, até a próxima resenha.


21 comentários:

  1. Adorei a resenha! Eu gostei muito desse livro quando li, realmente o começo é bem chatinho. Mas depois começa a ficar muito bom, principalmente quando Lindsey aparece!
    coisasdegabiz.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei o meu "O Teorema de Katherine" e já não vejo a hora de poder ler o livro!! Do John Green, eu li "A Culpa é das Estrelas" e entendo bem como o autor pode ser brilhante em suas obras mais dramáticas, mas considerando o quão legal/engraçado/incrível ele é fazendo os vídeos do Vlogbrothers, acredito que não será diferente com relação aos seus livros hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que você vai gostar sim. John Green é ótimo. E eu adoro o vlog dele também :3
      Beijos

      Excluir
  3. Eu concordo co você prefiro O quem é você Alasca, é muito mais legal e prende bem mais para leitura, esse livro foi bem frustrante, porque nem graça eu achei nele, :\
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, ele é bem levinho, né? Foi o primeiro que eu li do John.
      Beijos

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. -leitora nova do blog-

    Eu gostei muito de O Teorema Katherine! Eu concordo que o início é parado, mas é bem divertido! Resenha ótima, amei!

    http://not-anerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi muitas resenhas negativas sobre esse livro, realmente fiquei meio perdida em relação a ele. :(
    Ele ainda continua na minha lista e eu com certeza vou lê-lo, mas ele está bem no finzinho dela.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    Blog: Anjo de Cereja
    Contos Fantásticos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, só lendo pra saber se você vai gostar ou não...
      Depois me conta o que achou u.u haha
      Beijos

      Excluir
  7. Esse é o único livro que já li do John e adorei, tô doida para ler os outros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Esse é o único livro do John Green que ainda não consegui ler, mas tô correndo atrás dele, mesmo sabendo que também prefiro mais os dramas! Enfim, te indiquei numa tag ô: http://www.bibliophiliarium.com/2014/01/tag-arco-iris-literario.html Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que você vai gostar haha
      Obrigada, assim que tiver tempo vou responder
      Beijos

      Excluir
  9. Oiee =)
    ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro do autor, e estou curiosa com a sua escrita, só vejo ótimos comentários, espero ter esse em breve.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia sim porque vale muito a pena, viu? Bom, pelo menos eu acho. Ele é um dos meus favoritos :)
      Beijos

      Excluir
  10. Foi meu primeiro contato com o autor e daí em diante virei fã, ele é muito inteligente e cria situações únicas em suas histórias, dei muita risada com a viagem destes dois amigos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o meu primeiro também e, assim como você, também virei fã haha
      Beijos

      Excluir
  11. Oie!
    Bom, eu ouço tantas pessoas falando bem desse livro que um dia vou sucumbir a essa leitura.
    A foto ficou linda.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    *retribuindo comentário*

    ResponderExcluir

Nossos Favoritos

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Galerinha do Blog

Tradutor